A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou hoje a suspensão de duas rodadas do Campeonato Brasileiro Série A em resposta às devastadoras enchentes que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada após um pedido formal de 15 dos 20 clubes participantes da competição.
As rodadas adiadas são a 7ª e a 8ª, que ocorreriam nos dois próximos finais de semana. Esta medida vem complementar a suspensão previamente anunciada para os jogos das equipes gaúchas – Grêmio, Internacional e Juventude – até o dia 27 de maio. Assim, caso não haja novas alterações, o Brasileirão retornará no dia 1º de junho com a 9ª rodada.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, reforçou que a decisão foi tomada em consenso com os clubes, ressaltando a importância da solidariedade neste momento difícil para a população gaúcha. “Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil”, afirmou Rodrigues.
A decisão de suspender as rodadas foi inicialmente proposta pelos 11 clubes da Liga Forte União e ganhou apoio de Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. Embora Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não tenham inicialmente defendido a paralisação, o Bragantino enviou um ofício à CBF na manhã desta quarta-feira manifestando seu apoio à suspensão.
Em meio a esta crise, o Grêmio transferirá seus treinamentos para o CT do Corinthians, em São Paulo, a partir de sexta-feira, enquanto avalia as condições de suas instalações afetadas pelas enchentes. Os clubes gaúchos não entram em campo desde a última semana de abril e têm suas próximas partidas oficiais previstas para o fim de maio nas competições continentais.
Joga na Dobet e garanta a emoção de torcer por seus esportes favoritos!