Dobet logo light
  • June 25, 2024
  • Last Update June 25, 2024 3:04 am
  • São Paulo
Gabigol suspenso por 2 anos: Flamengo contestará decisão por tentativa de fraude em exame antidoping

Gabigol suspenso por 2 anos: Flamengo contestará decisão por tentativa de fraude em exame antidoping

O atacante Gabriel Barbosa foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping. O julgamento, que teve início na semana passada, chegou ao fim nesta segunda-feira (25), com o anúncio da punição ao jogador do Flamengo. O clube tem o direito de apelar contra a decisão.

A suspensão entra em vigor a partir de abril de 2023, o que significa que ele pode ficar afastado até abril de 2025. A decisão foi aprovada por uma margem apertada: 5 a 4. Gabigol foi acusado de violar o Artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”. O código estipula uma suspensão de até quatro anos em caso de condenação, portanto Gabi teve, teoricamente, uma punição atenuada.

A acusação contra o jogador foi feita em dezembro, e a defesa foi apresentada no final de janeiro deste ano. Gabi foi representado pela equipe jurídica de Bichara Neto, que também esteve ao lado de Paolo Guerrero quando o peruano foi punido por doping pela FIFA em 2017.

O incidente envolvendo Gabigol ocorreu em 8 de abril de 2023, quando o atacante foi acusado de atrasar o exame antidoping e não seguir os procedimentos prescritos.

“Acreditamos que suspender um atleta por dois anos, sem encontrar substâncias proibidas em seus exames, é uma medida extrema para um caso que parece mais sobre desrespeito ao Oficial de Controle de Doping do que tentativa real de fraude no processo de controle de dopagem”, disse Gabriel Caputo, advogado especializado em direito esportivo.

Segundo outro advogado, Maurício Corrêa da Veiga, embora a punição tenha sido corretamente aplicada, há chances de o jogador ser absolvido.

“Apesar das reduzidas chances de reverter a decisão, considerando a gravidade da infração cometida, teoricamente é possível uma absolvição. No entanto, é importante destacar que, se o jogador apelar, a pena não poderá ser aumentada, conforme estipulado pelas normas”, comentou.

Veja abaixo a nota oficial do Flamengo:

O Clube de Regatas do Flamengo, ao tomar conhecimento do veredicto sobre seu jogador Gabriel Barbosa, impondo uma suspensão de 2 anos até abril de 2025, com 5 votos para condenação e 4 para absolvição, expressa publicamente surpresa com a decisão e auxiliará o jogador a apelar para o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), pois acredita que não houve fraude ou tentativa de fraude justificando a punição imposta.

Joga na Dobet e garanta a emoção de torcer por seus esportes favoritos!

Related Articles