A ginasta americana Jordan Chiles apresentou um recurso à Suprema Corte Federal da Suíça nesta segunda-feira (16), buscando reverter a decisão que a fez perder a medalha de bronze na final de solo feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. A medalha foi concedida à romena Ana Maria Barbosu após um apelo bem-sucedido ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
Na Dobet você encontra todos os esportes para jogar!
Chiles foi forçada a abrir mão do bronze depois que a equipe romena argumentou que uma revisão feita pela equipe dos EUA, que aumentou a pontuação inicial da atleta americana, havia sido submetida fora do prazo estabelecido pela Federação Internacional de Ginástica. O recurso de Barbosu foi aceito pelo TAS, o que resultou na redução da pontuação de Chiles, colocando-a atrás de Rebeca Andrade, campeã da prova, e de sua colega americana, Simone Biles, que levou a prata.
No novo recurso, os advogados de Chiles afirmam que o Tribunal Arbitral do Esporte desconsiderou evidências de vídeo que provariam que a revisão foi solicitada dentro do prazo. Além disso, acusam o presidente do painel do CAS, Hamid Gharavi, de conflito de interesse, já que ele representou a Romênia em processos anteriores e estaria, segundo eles, “ativamente envolvido” com o país no momento da arbitragem.
Outro ponto levantado pela defesa é que Chiles foi notificada da audiência do CAS apenas algumas horas antes de seu início, o que prejudicou a sua preparação. A defesa da atleta considera que todo o processo foi “fundamentalmente injusto” e que a decisão foi um “golpe significativo” para Chiles.
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos e a seleção americana de ginástica declararam total apoio a Chiles em sua busca pela justiça. A decisão da Suprema Corte Suíça deve ser anunciada nos próximos quatro a seis meses
Em suas redes sociais, Chiles classificou a decisão do TAS como “injusta” e reafirmou sua determinação em continuar lutando pelo que considera ser o correto. “Agora estou diante de um dos momentos mais desafiadores da minha carreira, mas acredito que, no final, a justiça prevalecerá”, afirmou a ginasta.
Com uma carreira marcada por grandes vitórias, incluindo o ouro por equipes com Simone Biles em Paris, Jordan Chiles permanece focada em sua jornada, lutando para recuperar seu lugar no pódio e garantir que a verdade prevaleça.
Joga na Dobet e garanta a emoção de torcer por seus esportes favoritos!