Dobet logo light
  • June 18, 2024
  • Last Update June 18, 2024 2:23 pm
  • São Paulo
Newcastle ainda acredita na ‘joia’ Eddie Howe apesar da pressão

Newcastle ainda acredita na ‘joia’ Eddie Howe apesar da pressão

Newcastle falha em avançar no seu grupo da Champions League e está atualmente em 10º na Premier League; lesões de jogadores-chave, incluindo Nick Pope, Sven Botman e Joelinton, afetaram o lado de Eddie Howe

Retornando da pausa internacional, o Newcastle ocupa um modesto 10º lugar na Premier League, 16 pontos abaixo dos lugares da Liga dos Campeões, e está fora de todas as competições de copa.

Mas sua queda em desgraça não pode ser atribuída a uma única razão. Vários fatores se combinaram para explicar por que se encontram flertando com a metade inferior da tabela.

Uma lista de lesões sem precedentes e uma má contratação no último verão.

O cronograma e a lista de lesões andam de mãos dadas. O Newcastle lidera a tabela quando se trata da quantidade de jogos que os jogadores perderam por lesão nesta temporada, e o clube certamente estará investigando por que tantos jogadores enfrentaram contratempos depois de parecerem ter se recuperado de problemas de condicionamento físico.

Esta temporada viu Joe Willock, Alexander Isak, Harvey Barnes e Jacob Murphy enfrentarem tais contratempos, e a notícia na semana passada de que Sven Botman agora enfrenta até nove meses fora com cirurgia no LCA foi a gota d’água para alguns. Dedos estão sendo apontados para o departamento médico.

Mas não há dúvida de que o aumento das lesões está ligado à carga de trabalho adicional. O Newcastle teve seis partidas desgastantes da Liga dos Campeões para enfrentar, além de sua lista de jogos domésticos.

Jogar tantas partidas importantes durante a semana cobrou seu preço, especialmente durante novembro e dezembro, quando a lista de lesões subiu para bem mais de uma dúzia.

Em um estágio, em direção ao final do ano, Eddie Howe escolheu o mesmo XI inicial para cinco partidas seguidas em um período de duas semanas. É inédito no mundo atual de rotação de elenco e, sem dúvida, a carga adicional em certos jogadores voltou para assombrá-los à medida que a campanha se arrastava.

Qualquer equipe sentiria falta de grandes jogadores como Joelinton, Isak e Botman por períodos prolongados.

Também houve uma sugestão de que o estilo de alta energia, alta pressão e correr até cair de Howe pegou certos jogadores, e é interessante notar que o Liverpool, que joga um estilo semelhante sob Jurgen Klopp, também tem uma longa lista de lesões para lidar.

Mas, por outro lado, eles também tiveram muita má sorte quando se trata de lesões – com dois ombros deslocados (Nick Pope e Murphy), uma lesão nos ligamentos do dedo do pé (Barnes) e uma lesão nas costas desconfortável (Dan Burn) não tendo nada a ver com a carga de trabalho colocada sobre os jogadores.

E esta semana, o clube sofreu mais azar quando o meio-campista Lewis Miley machucou as costas enquanto estava em serviço pela Inglaterra Sub-21, com o adolescente agora aguardando os resultados da ressonância magnética antes de determinar a duração de sua ausência.

Mas a contratação tem sido, sem dúvida, o maior problema. A contratação de £55 milhões do clube, Sandro Tonali, perdeu quase toda a temporada devido à sua suspensão por jogos de azar. O Newcastle tinha planos de construir sua equipe ao redor dele.

O que resta para eles nesta temporada?

Barnes mal chutou uma bola devido à lesão no dedo do pé que sofreu em setembro, enquanto Tino Livramento e Lewis Hall foram comprados para o futuro – num total de £60 milhões.

O Newcastle ainda pode se classificar para a Europa e isso lhes daria algo tangível no final de uma campanha difícil mas o fim da temporada parece muito sem graça em comparação com o último, quando as cobranças de Howe lutaram com sucesso por um lugar na Champions League pela primeira vez em mais de duas décadas.

Um lugar entre os quatro primeiros parece praticamente impossível agora, mas um lugar na Liga Europa ou na Liga Conferência Europa seria um consolo bem-vindo dado o que eles investiram – e passaram – este ano.

Tendo visto o que o West Ham fez na última temporada e o Aston Villa

Eles enfrentam forte concorrência de times como West Ham, Chelsea, Brighton e Wolves, que também estão lutando por um lugar entre os oito primeiros. Mas o Newcastle tem jogos favoráveis e, se seus jogadores que retornam entrarem em forma, você apostaria em suas chances.

Talvez um lugar em uma das duas competições europeias menores reflita melhor onde o Newcastle está agora. Na última temporada, eles superaram as expectativas enquanto cavalgavam na crista da onda e, de muitas maneiras, foram punidos por isso nesta campanha.

Sim, eles gastaram £400 milhões desde a aquisição em 2021, mas seis dos titulares que entraram em campo contra o Manchester City em seu último jogo estavam no clube antes desse dia memorável na história do clube.

Apesar de tudo isso, qualquer coisa menos que um lugar na Europa e a temporada será considerada um fracasso.

Qual o futuro de Howe no Newcastle?

O inglês tem o apoio dos proprietários britânicos e eles acreditam que o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita está alinhado com o pensamento deles. Até agora, não houve motivo para duvidar disso.

Sempre houve a questão de quão rápido agiriam os proprietários sauditas se as coisas começassem a decair, mas parece que eles confiam no julgamento dos proprietários britânicos.

Há uma sensação de família nos bastidores do Newcastle, apesar da iminente partida do diretor esportivo Dan Ashworth para o rival Manchester United.

Related Articles