Dobet logo light
  • June 25, 2024
  • Last Update June 25, 2024 3:17 pm
  • São Paulo
Rajon Rondo anuncia aposentadoria após 16 anos de carreira na NBA

Rajon Rondo anuncia aposentadoria após 16 anos de carreira na NBA

Em um momento marcante para o basquete, Rajon Rondo, o armador cuja carreira na NBA se estendeu por 16 anos gloriosos e foi adornada com campeonatos tanto pelos Boston Celtics quanto pelos Los Angeles Lakers, anunciou sua aposentadoria. Conhecido por sua habilidade excepcional como armador e um QI de basquete que poucos podem igualar, Rondo deixa um legado indelével na liga. Este artigo mergulha nos detalhes de sua carreira notável, as contribuições inestimáveis que fez para suas equipes e o impacto duradouro que deixará no mundo do basquete.

Fim de uma era

Rajon Rondo é um dos melhores armadores de sua geração. Ele nunca teve números de pontuação exorbitantes, mas consistentemente flertava com números de assistências de dois dígitos todas as noites. Sempre foi elogiado por seu QI de basquete, e mesmo nos últimos anos de sua carreira ainda era um jogador essencial em algumas equipes importantes. Ele não joga na NBA desde a temporada de 2021-22 e, embora talvez ainda tivesse algo a oferecer vindo do banco, o veterano de 16 anos na NBA anunciou oficialmente sua aposentadoria recentemente.

A decisão de Rondo

Durante uma aparição no podcast “All the Smoke”, Matt Barnes perguntou se tínhamos visto o último dele na NBA e Rondo foi rápido em sua resposta.

“Absolutamente”, disse Rondo. “Sim, eu terminei. Não consigo. Prefiro passar tempo com meus filhos.”

Quando questionado sobre o que pensa sobre sua longa e recheada de conquistas carreira, Rondo refletiu em sua resposta.

“Que época, foi definitivamente algo que eu nunca dei como garantido enquanto estava no jogo”, disse Rondo. “Amei cada minuto disso e aprecio a irmandade que consegui compartilhar, unir e crescer ao longo dos anos. Aprendi tanto neste jogo e isso me fez o homem que sou hoje… Eu digo às pessoas o tempo todo, isso não era um sonho meu, era um objetivo. Eu consegui me concentrar, permanecer disciplinado, não festejei muito na faculdade. Mas valeu o sacrifício de chegar onde queria na vida.”

A jornada de Rondo

Rondo foi selecionado com a 21ª escolha geral no Draft da NBA de 2006 pelo Phoenix Suns, mas foi rapidamente negociado na noite do draft para o Boston Celtics. No final de sua temporada de novato, ele se tornou o armador titular em tempo integral. Em seu segundo ano, foi colocado em uma situação de alta pressão depois que os Celtics negociaram por Kevin Garnett e Ray Allen para se juntar a Paul Pierce e Rondo com o objetivo de ganhar um campeonato. Esse objetivo foi alcançado, e Rondo se tornou campeão da NBA já em seu segundo ano na liga.

Após nove temporadas com os Celtics, Rondo passou por Mavericks, Kings, Bulls e Pelicans antes de chegar ao Los Angeles Lakers no verão de 2019. Em sua segunda temporada com os Lakers, provou ser um jogador de papel de qualidade vindo do banco e foi uma peça chave para ajudar L.A. a ganhar um campeonato na bolha de Orlando. O último jogo de Rondo na NBA foi com o Cleveland Cavaliers durante a temporada de 2021-22, no qual ele marcou seis pontos e 14 assistências (vindo do banco) em uma vitória sobre os Bucks. Serviu como o exemplo perfeito de como Rondo jogava: pontuação mínima, mas um ótimo general de quadra e armador que priorizava as assistências.

Rondo se aposenta como quatro vezes All-Star, quatro vezes jogador All-Defensive, bem como campeão duas vezes. Ele também termina entre os 15 primeiros da NBA em assistências na carreira e é um dos apenas cinco jogadores a ter uma média de 11+ assistências por pelo menos quatro temporadas; os outros quatro jogadores a fazer isso são Magic Johnson, John Stockton, Steve Nash e Oscar Robertson. Todos os outros nesse grupo estão no Hall da Fama, e Rondo certamente teria um forte caso para ganhar essa honra agora que seus dias de jogo terminaram oficialmente.

Joga na Dobet e garanta a emoção de torcer por seus esportes favoritos!

Related Articles